dc.description.abstract |
O Livro Didático de Geografia é um instrumento presente na realidade das escolas brasileiras, e uma das principais ferramentas utilizadas pela maioria dos professores em suas aulas. Sua utilização tornou-se bastante predominante no cotidiano escolar, fator que, em meio a rotina, torna a disciplina de Geografia cansativa e desinteressante, pois o ensino-aprendizagem requer interesse por parte dos envolvidos e a dinamização das aulas é importante nesse processo. Mediante as questões que envolvem a utilização do livro didático nas escolas, sobretudo públicas, brasileiras, percebe-se a necessidade de reflexão, pois é um recurso importante, acessível nas escolas públicas, pois auxilia o professor e, muitas vezes é a única referência de leitura para os alunos em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho mostra as práticas metodológicas que fazem uso do livro didático nas aulas de Geografia de turmas do 1ª A e C do Ensino Médio Inovador na E.E.E.M.I. Severino Cabral pelo Subprojeto Geografia integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, implementado por meio da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Campina Grande, PB, assim como analisar as concepções de alunos e professores a respeito da utilização de tal recurso, na perspectiva de obter melhorias no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Geografia e, por fim, no âmbito das ações do PIBID, objetivou-se elaborar práticas pedagógicas em que o livro tivesse lugar importante. A pesquisa está assentada no método fenomenológico e as técnicas constaram de pesquisa-ação a partir da observação das práticas que utilizaram o livro didático em sala de aula, aplicação de questionários com professores e alunos da escola. A partir dos instrumentos de pesquisa, nota-se que o aluno reconhece o livro como instrumento importante, que contribui para visualizar ilustrações e realizar pesquisas, do outro lado, os professores afirmaram que adotam como um material de apoio. Na atuação em turmas do PIBID levaram-se em consideração esses dados e realizou-se metodologias em que o livro didático esteve presente como objeto de auxílio, atrelado a outros recursos metodológicos, como apresentação dos cartazes, dinâmica do Café Geográfico, utilização do programa P3D, apresentação dos gráficos e tabelas entre outros que enriqueceram o trabalho docente e fizeram da sala de aula um ambiente melhor para o desenvolvimento do aprendizado. Diante desses fatos, nota-se que o docente possui poder mediador para selecionar a melhor forma de aproveitamento desse recurso. |
pt_BR |