Resumo:
O presente trabalho faz uma abordagem sobre o ensino da Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista que a compreensão dessa ciência possibilita ao aluno uma leitura de mundo, bem como da vida e do espaço vivido.O objetivo deste trabalho foi ressaltar a importância da Geografia para as séries iniciais da escolaridade das crianças. Outra preocupação de analise foi conhecer as dificuldades de aprendizagem no processo de seu ensino da disciplina. A metodologia utilizada foi à qualitativa-descritiva, bem como foi realizado levantamento bibliográfico – objetivando a revisão de literatura direcionada ao tema do trabalho.Também como suporte a leitura desse trabalho utiliza-se sites da Internet, dissertação, monografias que discorrem sobre a temáticas, artigos e livros, e relatos de agente da escola como professores, alunos, isso com o intuito de obter a maior quantidade de informações sobre a problemática em estudo.
Em linhas gerais foi obtido como resultado a constatação que muitos discentes apresentam dificuldades de leitura, e consequentemente de aprendizagem, tal circunstância está associada principalmente a falta de interesse na sala de aula, o que constitui um desafio para a maioria dos docentes. Os autores que embasam teoricamente estes trabalhos são BATISTA (2004), BEZERRA (2009), BOGO (2010), CALLAI (2005); CASTRO (2010), DEMO (1993), LIBÂNEO (2000), FONTANELLA (2007) SEAGOE (1978) entre outros.
Descrição:
BATISTA, A. L. O ensino da geografia nas séries iniciais. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.