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Estudo de técnicas para mitigação de problemas de drenagem em pavimentos rodoviários

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dc.contributor.author Queiroz, Júlio Vinícius Miranda de
dc.date.accessioned 2015-12-10T18:57:13Z
dc.date.available 2015-12-10T18:57:13Z
dc.date.issued 2015-06-19
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8100
dc.description QUEIROZ, Júlio Vinícius Miranda.Estudo de técnicas para mitigação de problemas de Drenagem em pavimentos rodoviários. 2015. 80p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A ideia de aumentar a vida útil do pavimento não se resume a aplicação de bons materiais e um dimensionamento calculado com eficácia. O subdimensionamento no projeto de drenagem afeta diretamente essa vida útil e fracassa todo trabalho do dimensionamento do corpo estradal, por melhor que tenha sido feita. O trabalho tem por objetivo apresentar problemáticas sobre a falta dos dispositivos de drenagem e técnicas para o dimensionamento desses sistemas. O fenômeno da aquaplanagem e os solos colapsivéis e expansivos são dificuldades que são superadas por alguns componentes do sistema de drenagem. A água pode infiltrar e afetar a via pelas fissuras, que podem ser causadas por desgaste, pelas bordas, quando não tem acostamento e por meio de sucção de algum lençol freático. Os procedimentos estudados e propostos para solução desses problemas são divididos em drenagens superficial, subsuperficial e profunda. Os dispositivos de drenagem superficiais são os mais conhecidos e visto, por estarem posicionados a mostra. O dispositivo de drenagem subsuperficial estudado nesse trabalho é um sistema mais novo, a Camada Porosa Asfáltica (CPA) é uma camada de rolamento sem função estrutural que tem como intuito a retenção e amortecimento de picos de precipitação. Por usar agregado graúdo, o número de vazios nesse pavimento é alto e facilita o escoamento da água, evitando assim um dos problemas que foi assunto no trabalho, a aquaplanagem. Para expulsão da água na via, são usados drenos de pavimento e camada de bloqueio. Para drenagem profunda é apresentado a drenagem espinha de peixe e o colchão drenante. Para melhor compreensão foi analisado o projeto da PE-28, trecho localizado entre Gaibu e Praia de Calhetas, o qual tem por extensão treze quilômetros e quinhentos metros. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Drenagem Superficial pt_BR
dc.subject Drenagem Subsuperficial pt_BR
dc.subject Drenagem Profunda pt_BR
dc.title Estudo de técnicas para mitigação de problemas de drenagem em pavimentos rodoviários pt_BR
dc.type Other pt_BR


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