Resumo:
A educação ambiental tem sido entendida como instância capaz de preparar cidadãos conscientes dos desafios ambientais contemporâneos. Este trabalho visou analisar as concepções de educação ambiental – EA - de professores de ciências que atuam no ensino fundamental da área urbana de Araruna-PB. Entende-se ser importante compreender essa questão, uma vez que a concepção de educação ambiental dos professores vai definir como a problemática ambiental será abordada em sala de aula. A pesquisa empírica trabalhou com 12 professores de ciências de três escolas da rede pública de Araruna. Nesse trabalho, articulou-se contribuições de autores da ecologia política e da educação ambiental, visando oferecer uma visão crítica do surgimento da problemática ambiental, aliado à uma discussão acerca das vertentes conservadora e crítica da educação ambiental. O resultado encontrado demonstra que a formação dos professores, as práticas e a concepção de educação ambiental realizada em Araruna é conservadora e isso está relacionada, entre outros fatores, à formação recebida pelos docentes.
Descrição:
SANTOS, Rosana de Oliveira Gomes. Educação ambiental: A concepção de professores de ciências do ensino fundamental de Araruna-PB. 2015. 40p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.