Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8117
Título: | Educação ambiental: A concepção de professores de ciências do ensino fundamental de Araruna-PB |
Autor(es): | Santos, Rosana de Oliveira Gomes |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Educação Ambiental Educação |
Data do documento: | 16-Jun-2015 |
Resumo: | A educação ambiental tem sido entendida como instância capaz de preparar cidadãos conscientes dos desafios ambientais contemporâneos. Este trabalho visou analisar as concepções de educação ambiental – EA - de professores de ciências que atuam no ensino fundamental da área urbana de Araruna-PB. Entende-se ser importante compreender essa questão, uma vez que a concepção de educação ambiental dos professores vai definir como a problemática ambiental será abordada em sala de aula. A pesquisa empírica trabalhou com 12 professores de ciências de três escolas da rede pública de Araruna. Nesse trabalho, articulou-se contribuições de autores da ecologia política e da educação ambiental, visando oferecer uma visão crítica do surgimento da problemática ambiental, aliado à uma discussão acerca das vertentes conservadora e crítica da educação ambiental. O resultado encontrado demonstra que a formação dos professores, as práticas e a concepção de educação ambiental realizada em Araruna é conservadora e isso está relacionada, entre outros fatores, à formação recebida pelos docentes. |
Descrição: | SANTOS, Rosana de Oliveira Gomes. Educação ambiental: A concepção de professores de ciências do ensino fundamental de Araruna-PB. 2015. 40p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8117 |
Aparece nas coleções: | 68 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF-Rosana-de-Oliveira-Gomes-Santos.pdf | 979.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.