Resumo:
Objetivou-se compreender as representações sociais dos estudantes de graduação em
Enfermagem sobre as pessoas com lesão medular. Estudo descritivo, com abordagem
qualitativa, realizado em 2013. Participaram do estudo 100 acadêmicos de Enfermagem de
uma instituição de ensino superior pública, tendo sido evocadas 93 palavras diferentes e
agrupadas em duas categorias: a central e a periférica. Para a coleta de dados utilizou-se um
formulário sociodemográfico e a técnica de evocações livres, através de um questionário
tendo como termo indutor “pessoas com lesão medular”, para o qual foram evocadas cinco
palavras. Os dados foram processados no software EVOC e analisados com base na teoria das
Representações Sociais. Os resultados indicam que a representação social dos acadêmicos
acerca das pessoas com lesão medular tem, em sua maioria, acepção negativa e está associada
a falhas, limitações e impossibilidades. Por fim, considera-se que, o reflexo da representação
dos acadêmicos de enfermagem acerca do objeto de estudo é construído de maneira negativa,
e mantém forte vínculo aos valores já impostos pela sociedade em que se vive.
Descrição:
MORAIS, L. K. V. de. Representação social de graduandos em Enfermagem sobre pessoas com lesão medular. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.