Resumo:
A crise ambiental tem causado danos a diversas regiões, empresas e sociedade. A
educação ambiental é uma das medidas que permitem conscientizar os cidadãos na
busca de reduzir os problemas provenientes das questões ambientais. A escola tem
o papel de tornar os cidadãos formadores de opinião e decisões com reflexão crítica
sobre as práticas. Este estudo tem o objetivo de propor soluções sustentáveis
através da implantação da gestão ambiental na Escola de Ensino Médio Severino
Cabral, buscando relacionar a educação ambiental à gestão ambiental. Para a
elaboração do Programa de Gestão Ambiental Escolar – PGAE – foram aplicados
questionários com alunos, professores e funcionários, a fim de avaliar o nível de
educação ambiental existente. Foi utilizada a ferramenta PDCA (plan, do, check e
act), realizando um diagnóstico dos aspectos fisiográficos e socioeconômicos para a
elaboração do plano de ação. Os problemas encontrados foram vazamentos de
água, o desperdício energia da rede elétrica, a presença de resíduos de construção
e materiais escolares no pátio externo da escola. Foram propostas medidas para
redução de desses desperdícios. Atualmente a escola Severino Cabral passa por
reformas, onde se observa resultados positivos a partir da implantação de soluções
sugeridas pelo programa de implantação da gestão ambiental. Conclui-se que as
escolas necessitam de incentivo para valorizar as questões ambientais a fim de se
tornar uma organização sustentável.
Descrição:
TOSCANO, I. G. Implantação do Programa de Gestão Ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.