Resumo:
Apresentam-se aqui os resultados de uma pesquisa realizada com fisioterapeutas que estão
inseridos no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) da cidade de Campina Grande-PB
cujo objetivo era analisar as percepções desses profissionais em relação à educação popular
em saúde concebida como instrumento de orientação para as suas ações. A pesquisa é de
abordagem qualitativa e, na coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. A
amostra foi constituída por dez fisioterapeutas e a análise do material obtido foi feita por meio
da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo que é uma metodologia de organização e tabulação
de dados qualitativos de natureza verbal, obtidos de depoimentos. Como bases teóricas foram
selecionados os princípios da prática educativo-dialógica aplicada à pedagogia da saúde com
suporte nos autores que estudam a filosofia freireana. Os resultados apontaram para um
desconhecimento dos profissionais a respeito da educação popular e do papel da mesma nas
suas práticas fisioterapêuticas. Observou-se também que os fisioterapeutas dos NASF do
município de Campina Grande-PB desenvolvem as suas ações com ênfase em medidas
preventivas e promotoras de saúde. Entretanto, apresenta alguns entraves em relação as suas
visões de promoção em saúde pelo contexto educativo, assim como uma visão fragmentada
sobre a educação popular em saúde especialmente no que concerne à prática da integralidade
do indivíduo, reforçando assim, a necessidade de uma reorientação no que se refere à atuação
desses profissionais. Na tentativa de colaborar com a situação atual sugere-se a elaboração de
projetos e atividades que possam conformar um plano de ações da Política de Educação
Popular em Saúde para o município de Campina Grande-PB com o objetivo de cooperar com
a construção de um SUS mais participativo e justo.
Descrição:
SOUZA, J. C. de. Fisioterapia na atenção primária: representações dos profissionais quanto à educação popular como instrumento de orientação para as suas ações. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.