Resumo:
Introdução: A aquisição das habilidades motoras é considerada um processo dinâmico e complexo e podem ser
convertidas em atividades artesanais, dependente da destreza manual de quem as produzem. Objetivos:
Comparar a habilidade manual da mão dominante com a mão não dominante de mulheres artesãs, comparar a
habilidade manual da mão dominante com a mão não dominante de mulheres não artesãs e correlacionar o tempo
de exercício laboral como artesã com a habilidade manual de mulheres artesãs. Metodologia: Pesquisa de
caráter exploratório, descritivo e transversal, com abordagem quantitativa. O projeto foi aprovado pelo Comitê
de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba. Participaram do estudo 25 mulheres artesãs e 25 não
artesãs. Foram utilizados: o Roteiro de Entrevista, o Inventário de Dominância Lateral de Edimburgo e Purdue
Pegboard Test. A análise estatística foi realizada através do software IBM SPSS Statistics versão 18.0, sendo
adotado o nível de significância de 5% (p< 0,05). Resultados: Há uma preferência pela mão direita na amostra.
Os resultados evidenciaram que as mulheres não artesãs são tão habilidosas quanto as artesãs. Quando avaliada a
influência do Tempo de Profissão, observou-se que a destreza das artesãs diminui proporcionalmente, o que
poderia estar associado ao fator idade. Conclusão: Embora as artesãs estejam submetidas a inúmeras formas de
estímulos cerebrais, variadas condições biomecânicas e aprendizado por repetição, não apresentam destreza
manual superior as mulheres não artesãs.
Descrição:
MARINHO, W. L. V. de A. Comparação da habilidade manual de mulheres artesãs e não artesãs
2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.