Resumo:
No processo educacional é essencial o uso de metodologias inovadoras de ensino,
que contribuam para a aprendizagem dos estudantes e promovam seu
desenvolvimento integral, evitando que a educação se dê de maneira impositiva. O
presente relato tratade parte dos resultados de uma atividade interdisciplinar,
envolvendo as disciplinas História, Geografia e Biologia, cujo título geral foi
Saneamento básico: estudo de impactos na Zona leste de Campina Grande, José
Pinheiro, realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e
Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, situada no Município de Campina
Grande – PB. Na disciplina de Biologia foi desenvolvido o subtema Saneamento
Básico: Saúde, educação e prevenção por licenciandas bolsistas do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de
Biologia/UEPB/CAPES. Apresentaremos, portanto, os resultados construídos a
partir da experiência didática vivenciada no contexto do subtema em referência. O
PIBID, nesse sentido, incentiva a realização de atividades práticas, que favoreçam a
(re)construção da aprendizagem significativa dos conceitos biológicos abordados
em sala de aula. Salienta-se que o subtema escolhido para a disciplina Biologia
contou com a participação dos estudantes da 1ª Série B do ensino médio, sob a
mediação das licenciandas bolsistas e da educadora supervisora do PIBID/UEPB
na escola supracitada. O estudo objetivou avaliar a contribuição do uso de uma
estratégia diferenciada de ensino para promoção da saúde, como também procurou
promover hábitos permanentes de higienização nos estudantes envolvidos. As
atividades aplicadas foram escolhidas pelos estudantes do ensino médio e
consistiram no teatro de fantoches, na dramatização, na paródia educativa e na
montagem de maquete. O desenvolvimento da atividade aconteceu no ambiente
escolar e na comunidade do José Pinheiro, onde aconteceu a coleta de dados e,
posteriormente a culminância das atividades em uma escola municipal da educação
básica em turmas das séries iniciais do ensino fundamental. Evidenciou-se uma
aceitação dos estudantes, os quais apresentaram frequência e participação ativa e
satisfatória, apontando um desenvolvimento contínuo, eficaz e significativo.
Descrição:
SILVA, A. C. de O. Educação para saúde: Proposta de ensino incentivando hábitos saudáveis. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.