Resumo:
Muitos discentes ao ingressarem na graduação em Fisioterapia, desconhecem a profissão e se
sentem inseguros quanto ao seu futuro profissional. Percebe-se, com frequência, a indefinição
dos jovens em relação à escolha feita. O presente artigo teve como objetivo investigar a
concepção dos alunos que ingressaram no curso de Fisioterapia da UEPB quanto à profissão.
Tratou-se de uma pesquisa de caráter transversal, descritiva com abordagem quantiqualitativa,
com uma amostra de 28 discentes pertencentes ao primeiro período do referido
curso do ano de 2012. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário elaborado pela
autora, que constou de 15 questões, sendo 07 objetivas e 08 subjetivas. Os dados quantitativos
foram organizados em planilha Excel e apresentados em freqüência simples; quanto aos
qualitativos foram apreciados com base nas respostas descritivas obtidas. Observamos nos
resultados que antes de ingressar no curso de graduação, um percentual significativo dos
estudantes entrevistados não tinha conhecimento que a fisioterapia vai além do caráter
reabilitador. No geral, os participantes tiveram dificuldades de elaborar um conceito
fundamentado da profissão, entretanto boa parte da amostra enfatizou sua atuação nos níveis
de atenção primário, secundário e terciário. No que se refere à visão atual do profissional
fisioterapeuta, a maioria dos entrevistados citou como características o amor ao próximo,
carinho, respeito e responsabilidade. É interessante que haja a continuidade e o
aprofundamento deste estudo com um número maior de acadêmicos e de períodos diferentes
para uma maior significância da pesquisa.
Descrição:
BEZERRA, K. G.
Concepção dos alunos que ingressam no curso de Fisioterapia
da UEPB quanto à profissão. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.