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A poesia de Jessier Quirino como recurso didático para o estudo do conceito de paisagem em Geografia

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dc.contributor.author Costa, Genira Pereira da
dc.date.accessioned 2016-02-01T14:19:54Z
dc.date.available 2016-02-01T14:19:54Z
dc.date.issued 2014-11-21
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8546
dc.description COSTA, Genira Pereira da. A poesia de Jessier Quirino como recurso didático para o estudo do conceito de paisagem em Geografia. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A utilização de novas metodologias e recursos didáticos para o Ensino de Geografia na Educação Básica tornou-se uma necessidade cada vez mais urgente no mundo contemporâneo, uma vez que há a necessidade de chamar a atenção para a importância da Geografia Escolar no que diz respeito a compreensão do mundo, sobretudo do lugar de vivencia dos alunos. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar a poesia matuta de Jessier Quirino “Paisagem de Interior” como recurso didático metodológico para o estudo do conceito de paisagem na turma do 9º ano da E.E.E.F. Professor Cardoso, Alagoa Nova-PB, de modo que possa ajudá-los a compreender o conceito em tela e por fim estimulá-los a elaborar seus próprios conceitos a partir da relação entre a poesia e seu cotidiano. A opção pela poesia matuta de que tem como título “Isso é cagado e cuspido paisagem de interior” se deve ao fato da mesma narrar aspectos do cotidiano das pessoas que vivem nas mesorregiões do Sertão e Agreste Paraibano, ou seja, região onde moram os alunos que pertence a escola, portanto a narrativa remete-se a aspectos de suas vidas. Para a elaboração do trabalho foi necessário buscar suporte teórico em autores como Sauer (1925), Rosendahl e Corrêa (1998), Santos (1982), Tuan (1980), Callai (2009), Cavalcante (2013), Claval (2007), dentre outros que veem a paisagem como instrumento para análise e compreensão de como as sociedades constroem seus espaços, tendo em vista que esses são resultado do processo dinâmico da sociedade e a paisagem é a materialização das ações dos grupos sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juliana Nobrega de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.title A poesia de Jessier Quirino como recurso didático para o estudo do conceito de paisagem em Geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


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