UEPB - Repositório Digital

Gestão escolar: experiência de estágio na escola municipal de ensino fundamental Jaime Lacet

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rosani Ribeiro da
dc.date.accessioned 2016-02-01T18:51:37Z
dc.date.available 2016-02-01T18:51:37Z
dc.date.issued 2016-01-30
dc.identifier.other CDD 371.207
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8567
dc.description SILVA, Rosani Ribeiro da. Gestão escolar: experiência de estágio na escola municipal de ensino fundamental Jaime Lacet. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015 pt_BR
dc.description.abstract O Estágio Supervisionado para a formação do docente é um desafio que necessita ser vivenciado, já que somos parte integrante de uma sociedade complexa e cada vez mais cheia de exigências. Portanto, a necessidade de se associar as teorias à prática é extremamente importante àqueles que anseiam embasar o seu fazer didático às teorias que inflamam os embates na área educacional. Por esse motivo, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) surgiu das necessidades de se articular teoria e prática docente. Foi solicitado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em seu departamento de pedagogia, no ambiente do PARFOR, foi orientado pela professora Dra. Maria de Fátima Ferreira de Araújo e vivenciado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime Lacet. Por considerarmos a escola pública uma inesgotável fonte de pesquisa, cujo objetivo principal é o de investigar o cotidiano da gestão educacional, e seus desafios acerca da gestão democrática e suas inúmeras provocações, para o novo milênio, tais como: autonomia da escola, cumprimento das ações do seu Projeto Político-Pedagógico, entre outros. A metodologia de estudo se pautou em paradigmas qualitativos e em informações que foram coletadas através de consulta a documentos existentes na secretaria da escola. Realizamos entrevistas com sujeitos oriundos a comunidade escolar e observações acerca das relações estabelecidas no ambiente da escola. Concluímos que todas as informações coletadas e todos os aspectos observados evidenciam que a gestão democrática é uma prática que está sendo vivenciada no seio da escola Jaime Lacet e que os demais desafios supracitados vêm sendo devidamente observados e ajustados, buscando unicamente o crescimento da qualidade de ensino na escola para os seus educandos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão educacional pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.title Gestão escolar: experiência de estágio na escola municipal de ensino fundamental Jaime Lacet pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta