Resumo:
O Estágio Supervisionado para a formação do docente é um desafio que necessita ser vivenciado, já que somos parte integrante de uma sociedade complexa e cada vez mais cheia de exigências. Portanto, a necessidade de se associar as teorias à prática é extremamente importante àqueles que anseiam embasar o seu fazer didático às teorias que inflamam os embates na área educacional. Por esse motivo, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) surgiu das necessidades de se articular teoria e prática docente. Foi solicitado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em seu departamento de pedagogia, no ambiente do PARFOR, foi orientado pela professora Dra. Maria de Fátima Ferreira de Araújo e vivenciado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime Lacet. Por considerarmos a escola pública uma inesgotável fonte de pesquisa, cujo objetivo principal é o de investigar o cotidiano da gestão educacional, e seus desafios acerca da gestão democrática e suas inúmeras provocações, para o novo milênio, tais como: autonomia da escola, cumprimento das ações do seu Projeto Político-Pedagógico, entre outros. A metodologia de estudo se pautou em paradigmas qualitativos e em informações que foram coletadas através de consulta a documentos existentes na secretaria da escola. Realizamos entrevistas com sujeitos oriundos a comunidade escolar e observações acerca das relações estabelecidas no ambiente da escola. Concluímos que todas as informações coletadas e todos os aspectos observados evidenciam que a gestão democrática é uma prática que está sendo vivenciada no seio da escola Jaime Lacet e que os demais desafios supracitados vêm sendo devidamente observados e ajustados, buscando unicamente o crescimento da qualidade de ensino na escola para os seus educandos.
Descrição:
SILVA, Rosani Ribeiro da. Gestão escolar: experiência de estágio na escola municipal de ensino fundamental Jaime Lacet. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015