Resumo:
Satisfação é uma avaliação positiva do usuário, estabelecida através das expectativas do mesmo. Para haver uma relação satisfatória entre fisioterapeuta e
paciente idoso é necessário um atendimento mais humanístico, ouvir o paciente e
compreendê-lo em sua totalidade, resultando numa maior satisfação diante do
tratamento. O presente artigo teve como objetivo investigar a satisfação na relação
fisioterapeuta-paciente idoso atendido na CEF/UEPB. Tratou-se de uma pesquisa de
caráter transversal, descritiva com abordagem quantiqualitativa, realizada na ClínicaEscola
de Fisioterapia da UEPB (CEF-UEPB), com uma amostra de 10 idosos que
se encontravam atendidos em cinco setores. Para a coleta de dados foi utilizado um
questionário elaborado e adaptado de Machado e Nogueira (2008) e Mendonça e
Guerra (2007), que constou de 27 questões distribuídas em 21 objetivas e 6
subjetivas. Para análise dos dados foi utilizado o programa Excel para o cálculo das
freqüências das variáveis categóricas. Os resultados demonstraram que a questão
da gentileza e confiança obtiveram escores superiores a 50%, representado como
excelente. O respeito, o nível de comunicação e a satisfação foram mencionadas
como excelente por 50% dos sujeitos, sendo citado como ótimo pelos demais
pesquisados. Concluiu-se que os idosos atendidos na CEF/UEPB estão satisfeitos
com sua relação com os fisioterapeutas desta instituição, sendo um dos fatores para
sua permanência durante o tratamento bem como para seu retorno ou indicação a outras pessoas.
Descrição:
AMARAL, E. K. G. Satisfação dos idosos na relação fisioterapeuta-paciente. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.