Resumo:
O presente trabalho analisa e discute as propostas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC),de iniciativa do governo federal. Seus objetivos são explicitar o conceito de alfabetização assumido no pacto e conhecer tanto os procedimentos pedagógicos recomendados quanto as estratégias de formação de professores definidas, além dos materiais de ensino utilizados. A pesquisa tem caráter documental e foi baseada em experiência de campo. Como instrumento de pesquisa usamos a entrevista semi-estruturada que nos ajudou na identificação das representações dos professores sobre a formação docente propiciada pelo PNAIC. Concluímos com esse estudo que a formação oferecida pelo Programa teve aceitação dos professores e contribuiu para refletir sobre a pratica docente e transformá-las em ações mais dinâmicas e substantivas que cooperam com aprendizagem dos alunos
Descrição:
FERREIRA. Eliane Lima. O PNAIC como possibilidade de formação de professores: um estudo de caso na escola estadual de ensino fundamental Índio Piragibe. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.