dc.contributor.author |
Ferreira, Eliane Lima |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-02T17:48:05Z |
|
dc.date.available |
2016-02-02T17:48:05Z |
|
dc.date.issued |
2016-02-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD 374 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8576 |
|
dc.description |
FERREIRA. Eliane Lima. O PNAIC como possibilidade de formação de professores: um estudo de caso na escola estadual de ensino fundamental Índio Piragibe. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho analisa e discute as propostas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC),de iniciativa do governo federal. Seus objetivos são explicitar o conceito de alfabetização assumido no pacto e conhecer tanto os procedimentos pedagógicos recomendados quanto as estratégias de formação de professores definidas, além dos materiais de ensino utilizados. A pesquisa tem caráter documental e foi baseada em experiência de campo. Como instrumento de pesquisa usamos a entrevista semi-estruturada que nos ajudou na identificação das representações dos professores sobre a formação docente propiciada pelo PNAIC. Concluímos com esse estudo que a formação oferecida pelo Programa teve aceitação dos professores e contribuiu para refletir sobre a pratica docente e transformá-las em ações mais dinâmicas e substantivas que cooperam com aprendizagem dos alunos |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Izandra Falcão Gomes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
PNAIC |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.title |
O PNAIC como possibilidade de formação de professores: um estudo de caso na escola estadual de ensino fundamental Índio Piragibe |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |