Resumo:
Estudos sobre o desenvolvimento da moralidade defendem a ideia de que este processo se
inicia na infância e se constitui a partir das relações sociais, cognitivas e afetivas. No contexto
dos valores morais, destaca-se a noção de justiça pesquisada por Piaget e seus seguidores,
considerando-a como um processo de construção que ocorre a partir dos primeiros anos da
vida e vai até a adolescência. Dessa forma, a criança inicialmente desenvolve a noção de
justiça imanente, evoluindo para justiça distributiva e, finalmente, a noção de justiça
distributiva. Diante disto e buscando aprofundar os estudos sobre moralidade e justiça, este
trabalho tem como objetivo analisar as concepções de justiça em crianças entre cinco (05) e
dez (10) anos de idade, a partir da análise do filme ―O Rei Leão‖, buscando compreender
como essas concepções se diferenciam considerando as diferentes faixas etárias. Essa
pesquisa foi desenvolvida através do uso da técnica de grupo focal, sendo realizada em uma
escola da rede pública de ensino, localizada em Campina Grande – PB. Participaram deste
estudo dois grupos focais, cada um com dez crianças. O primeiro, constituídospor crianças
entre cinco (05) e sete (07) anos e o segundo, por crianças entre oito (08) e dez (10) anos de
idade. Durante a pesquisa foi utilizado um questionário sócio-demográfico, com o objetivo de
caracterizar o nível social e econômico das famílias dos participantes. A coleta de dados
foram constituídas por duas etapas: a primeira,constitui-se em contatar a escola e os alunos
para realização do sorteio dos participantes. A segunda, consistiu na separação das crianças
em dois grupos focais, além de realizar três encontros com cada grupo. Os dados foram
obtidos seguindo um roteiro elaborado previamente e analisado qualitativamente, segundo
análise de Bardin. Os resultados foram agrupados em dois grandes temas: relação entre
castigo e justiça e, noções de justiça. O primeiro tema apresentou as seguintes categorias:
realismo moral; indícios de consciência dos prejuízos físicos e castigo relacionado a prejuízos
físicos e afetivos. O segundo, agrupou as categorias: justiça imanente; justiça retributiva e
justiça distributiva.
Descrição:
OLIVEIRA, E. S. de. Concepções de crianças sobre justiça à luz do filme “O Rei Leão”. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.