Resumo:
No atual contexto da educação brasileira, observa-se que a evasão e a repetência constituem-se num grande obstáculo às práticas pedagógicas. A partir desses pressupostos, este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades de leitura e escrita como fenômeno pedagógico intervindo com propostas inovadoras visando chegar ao nível de leitura e escrita almejada pela escola que é a Escola Municipal Padre Pires Ferreira, que tem como foco central o aluno como sujeito atuante no processo de construção do conhecimento. Com esta intenção busquei subsídios em autores que tratam sobre o tema. A metodologia pautou-se pela abordagem qualitativa tendo como instrumento coleta de dados e entrevista; nela o aluno é sujeito no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, e o professor, o mediador da aprendizagem do aluno. Todas as atividades contemplam os diferentes componentes curriculares, oportunizando aos educandos o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para o exercício da cidadania e a formação de um leitor crítico. Os resultados apontam para uma melhoria no desenvolvimento das competências para o domínio da leitura e da escrita numa perspectiva de letramento
Descrição:
GOMES, Jarleide de Barros. Dificuldades na leitura e escrita: um desafio às práticas educacionais contemporâneas. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.