dc.contributor.author |
Gomes, Jarleide de Barros |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-02T18:54:31Z |
|
dc.date.available |
2016-02-02T18:54:31Z |
|
dc.date.issued |
2016-02-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8584 |
|
dc.description |
GOMES, Jarleide de Barros. Dificuldades na leitura e escrita: um desafio às práticas educacionais contemporâneas. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No atual contexto da educação brasileira, observa-se que a evasão e a repetência constituem-se num grande obstáculo às práticas pedagógicas. A partir desses pressupostos, este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades de leitura e escrita como fenômeno pedagógico intervindo com propostas inovadoras visando chegar ao nível de leitura e escrita almejada pela escola que é a Escola Municipal Padre Pires Ferreira, que tem como foco central o aluno como sujeito atuante no processo de construção do conhecimento. Com esta intenção busquei subsídios em autores que tratam sobre o tema. A metodologia pautou-se pela abordagem qualitativa tendo como instrumento coleta de dados e entrevista; nela o aluno é sujeito no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, e o professor, o mediador da aprendizagem do aluno. Todas as atividades contemplam os diferentes componentes curriculares, oportunizando aos educandos o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para o exercício da cidadania e a formação de um leitor crítico. Os resultados apontam para uma melhoria no desenvolvimento das competências para o domínio da leitura e da escrita numa perspectiva de letramento |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Wallene de oliveira Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades na leitura e escrita: um desafio às práticas educacionais contemporâneas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |