UEPB - Repositório Digital

Dificuldades na leitura e escrita: um desafio às práticas educacionais contemporâneas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Jarleide de Barros
dc.date.accessioned 2016-02-02T18:54:31Z
dc.date.available 2016-02-02T18:54:31Z
dc.date.issued 2016-02-02
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8584
dc.description GOMES, Jarleide de Barros. Dificuldades na leitura e escrita: um desafio às práticas educacionais contemporâneas. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. pt_BR
dc.description.abstract No atual contexto da educação brasileira, observa-se que a evasão e a repetência constituem-se num grande obstáculo às práticas pedagógicas. A partir desses pressupostos, este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades de leitura e escrita como fenômeno pedagógico intervindo com propostas inovadoras visando chegar ao nível de leitura e escrita almejada pela escola que é a Escola Municipal Padre Pires Ferreira, que tem como foco central o aluno como sujeito atuante no processo de construção do conhecimento. Com esta intenção busquei subsídios em autores que tratam sobre o tema. A metodologia pautou-se pela abordagem qualitativa tendo como instrumento coleta de dados e entrevista; nela o aluno é sujeito no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, e o professor, o mediador da aprendizagem do aluno. Todas as atividades contemplam os diferentes componentes curriculares, oportunizando aos educandos o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para o exercício da cidadania e a formação de um leitor crítico. Os resultados apontam para uma melhoria no desenvolvimento das competências para o domínio da leitura e da escrita numa perspectiva de letramento pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Wallene de oliveira Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title Dificuldades na leitura e escrita: um desafio às práticas educacionais contemporâneas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta