dc.description.abstract |
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem ganhado centralidade e visibilidade no
cotidiano dos alunos do Ensino Médio na medida em que tem sido usado como porta de
entrada para o Ensino Superior. O conhecimento dos pressupostos teórico-metodológicos do
ENEM é importante para o planejamento de sequências didáticas, pois o docente deve
considerar seus três pilares básicos: contextualização, problematização e interdisciplinaridade.
Este trabalho é uma pesquisa-ação, um relato de experiência sobre estágio supervisionado que
enfocou o processo de formação inicial do professor, especificamente o planejamento e a
reflexão didática com uso do recurso metodológico dos “scripts”. Estes consi stem em roteiros
detalhados de aulas que auxiliam na formação de competências e habilidades próprias do
fazer docente. Os resultados do trabalho mostraram que os “scripts”, embora demandem mais
tempo do que os tradicionais planos de aula para serem preparados, facilitam muito a
preparação do professor porque ele reflete exaustivamente sobre a aula antes de aplicá-la. O
docente atua como autor de sua aula, e isto permite adaptá-la à realidade dos alunos. Além
disso, o professor em formação pode treinar a criação de situações-problema e pensar em
como contextualizar e dar mais sentido à sua aula. As aulas planejadas a partir dessas roteiros
(scripts) tiveram maior participação e interesse dos estudantes, sendo que a experimentação
teve um papel muito importante para a aprendizagem dos conteúdos em virtude de facilitar a
aproximação do aluno ao conteúdo. Os experimentos engajaram os alunos de maneira efetiva
na aula, concedendo-lhes oportunidade de levantamento de hipóteses, estimulando a
criatividade, o posicionamento ativo, bem como a elaboração de explicações e a revisão de
seus conhecimentos prévios. Essas observações e vivências durante o estágio supervisionado
foram importantes para (re) pensarmos a nossa prática docente à luz da reflexão didática
orientada a partir da fundamentação teórico-metodológica do ENEM. |
pt_BR |