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Na sociedade contemporânea, as discussões relativas às concepções de respeito e justiça têm
se ampliado gradativamente, principalmente no campo dos valores morais. Os estudos
relativos às representações sociais, muito têm contribuído para possibilitar a ampliação do
olhar sobre a realidade social. Verifica-se também o aumento da incidência de adolescentes
que cometeram algum delito, fato que gera questionamentos sobre quais tipos de valores
morais esses adolescentes têm construído. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou
analisar as representações sociais dos adolescentes em conflito com a lei sobre os valores
morais, especificamente em relação às noções de justiça e de respeito. Recorreu-se a teoria
das representações sociais de Moscovici e Jodelet, assim como a teoria de Piaget, sobre a
moralidade. Para tanto, foi utilizada uma metodologia qualitativa a partir da proposta de
grupo focal, composto por dez adolescentes vinculados ao CREAS II, da cidade de Campina
Grande-PB, os quais estariam submetidos a algumas medidas socioeducativas. Para a coleta
de dados foi utilizada a técnica de filmagem vídeogravada e a análise de dados foi realizada
sob a perspectiva de Bardin. Os adolescentes construíram representações sociais
predominantemente de respeito unilateral, fundamentados numa relação heterônoma, bem
como representações de justiça distributiva, fundamentada, principalmente numa perspectiva
autônoma. As representações estão ancoradas nas experiências vivenciadas no cotidiano dos
adolescentes. Os resultados da pesquisa contribuíram para suscitar espaços de reflexão sobre
as noções de respeito e justiça a partir do olhar dos adolescentes em conflito com a lei, além
de fornecer subsídios significativos para o trabalho no centro de referência supracitado. |
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