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O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de atividades
interdisciplinares na sala de aula, a partir do uso do gênero textual receita culinária.
A pesquisa buscou identificar a possível relação entre os gêneros textuais e a
questão da interdisciplinaridade, situados no âmbito escolar, mais especificamente,
inserido no contexto da grade curricular da Educação Fundamental II, avaliando
assim, o processo de ensino e aprendizagem através de atividades escolares
desenvolvidas em sala de aula. A investigação da pesquisa aponta os desafios em
abordar e trabalhar com uma perspectiva interdisciplinar, buscando suas
contribuições para o desenvolvimento do aluno, portanto, de suas capacidades
cognoscitivas, uma vez que todos os professores envolvidos no projeto visam
explorar um mesmo gênero em comum. A partir disso, torna-se visível as
dificuldades apresentadas pelos alunos, à medida que estes apresentam um grau de
relevância no que diz respeito aos processos de leitura, escrita, compreensão e
interpretação, mostrando assim, que não é tarefa exclusiva do professor de línguas,
ensinar ao aluno competências e habilidades que dependem de todo o corpo
docente de uma comunidade escolar. Diante disso, esta pesquisa é de cunho
qualitativo e visa analisar de que forma o gênero textual aliado à interdisciplinaridade
pode contribuir, deixando claro para o professor que sua prática não é algo pronto e
acabado e que as disciplinas se articulam entre si, uma complementando a outra. |
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