UEPB - Repositório Digital

Blog como ferramenta didático-pedagógica no ensino de Geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Daniel de Almeida
dc.date.accessioned 2016-02-15T13:43:16Z
dc.date.available 2016-02-15T13:43:16Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8699
dc.description SILVA, Daniel de Almeida. Blog como ferramenta didático-pedagógica no ensino de Geografia. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho monográfico apresenta algumas reflexões sobre a utilização do blog como ferramenta didático-pedagógica no ensino de geografia. É pretendido aqui fazer uma reflexão do cotidiano, tendo em vista os desafios da atual educação e a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Buscaremos analisar como professores e alunos podem se transformar em sujeitos e cocriadores de sua própria educação. Para tanto, faremos uma reflexão sobre a ressignificação da tecnologia tradicional para a tecnologia digital e a utilização das TICs na educação. Buscaremos entender como os blogs podem nos auxiliar como ferramentas didático-pedagógicas no ensino; e também apresentaremos os limites, possibilidades e as experiências da utilização do blog encontro geográfico. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, explicativa/qualitativa e observacional. A partir dos desafios, perspectivas e exigências no ensino da geografia, devemos nos questionar como podemos inserir nas aulas de geografia um ambiente mais próximo do mundo em que os alunos vivenciam suas experiências cotidianas. Para que as mudanças no processo de ensino-aprendizado posam ocorrer é necessário que os aspectos relacionados à utilização das novas tecnologias permitam uma maior objetividade ao modo de fazer nas salas e ao aprender dentro e fora do ambiente escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vanusa Valério dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Blog pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.title Blog como ferramenta didático-pedagógica no ensino de Geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta