Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia de ensino da Khan Academy e abordar como ela pode ser utilizada no ensino da matemática. Pretendemos com esse estudo oferecer a comunidade acadêmica/escolar, uma excelente fonte de orientações para utilização das ferramentas da plataforma de ensino Khan Academy em Matemática. Há pouco tempo, a plataforma citada, só dispunha de material textual e visual na língua inglesa americana, o que proporcionava desestímulo aos que não possuíam conhecimentos razoáveis nesse idioma. A partir do ano de 2013, foi disponibilizada, no sítio da Khan Academy, boa parte do conteúdo na língua portuguesa, favorecendo a utilização de forma autônoma ou dentro das estruturas das escolas brasileiras. Utilizamos para realização desse trabalho uma pesquisa bibliográfica, por meio de textos, revistas coletados na internet, que tratam sobre o uso do Khan Academy, além da nossa experiência ao manusear e utilizar esta ferramenta para uma compreensão significativa acerca do assunto. Por não ter identificado, nas pesquisas realizadas, material instrucional satisfatório sobre a utilização do “Khan Academy” na língua portuguesa, desenvolvemos esse estudo, que é direcionado a todos os tipos de usuários: alunos, tutores, pais e professores, trazendo uma contribuição para todos que pretendem estudar ou ensinar a matemática em uma nova perspectiva.
Descrição:
SENA, Italo Videres de Oliveira. Aprendendo matemática através do "Khan Academy". 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]