Resumo:
O estudo em questão diz respeito a um levantamento da situação atual que vivem os alunos homossexuais da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado a Educação Profissional José Leite de Souza, em relação a vivência, desejos, problemas familiares e escolares, sejam com a mãe, pai e irmão, como com colegas de classe ou alunos da instituição, e os momentos de bullying que presenciam e sofrem no âmbito escolar. Neste apresenta-se um levantamento bibliográfico dos aportes relacionados com a homossexualidade, sua teoria, conceitos, mitos e características, de momentos históricos atuais e passados, em que um tem influência sobre o outro. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo, englobando 4 alunos que decidiram contribuir, descrevendo seus desejos e momentos vivenciados em casa e na escola, para contribuição deste estudo, aplicando-lhes um questionário com perguntas abertas. Como objetivo geral deste estudo, tivemos a identificação dos principais problemas de vivência no contexto escolar que os homossexuais enfrentam, apontando possíveis maneiras de ajudar para minimizar o presente quadro. Como conclusão, foi identificado que os alunos estavam mais liberais em expor sua orientação sexual, tendo momentos de descontração e aceitação quando na presença dos amigos e esconfiança e medo na presença de pessoas homofóbicas. Nos momentos que tem problemas na escola, mesmo sofrendo bulliyng, os colegas, professores e o sistema vigente na escola, defendem estes alunos, mesmo sendo uma pequena iniciativa, que vale muito para luta contra este mal.
Descrição:
CAMPOS, Damiana Arisvânia Batista Berto. A homossexualidade no espaço escolar: vivência, problemas e possíveis formas de ajuda. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]