Resumo:
Este artigo, faremos um breve relato sobre a influência da mídia na construção de um
padrão de beleza corporal entre 1980 e 1990. Na atualidade, ocorre uma busca
desenfreada, por parte das mulheres, pelo corpo apresentado como ideal por
determinado segmento da sociedade. As atividades físicas nas academias de ginástica,
nas residências, as caminhadas nas praias, calçadas, jardins, praças fazem parte da rotina
dessas pessoas. As Mulheres, incentivadas pela mídia, fazem de tudo para ter um
chamado corpo ideal, o corpo em boa forma, independentemente de quanto isso possa
lhe custar. Mas, qual o corpo considerado ideal? Diariamente, revistas, jornais e
programas de TV, mostram as vantagens das práticas das atividades físicas para pessoas
de ambos os sexos, diferentes idades e segmentos sociais. De acordo com a mídia, o
importante é ser ativo. E ativo como sinônimo de saúde e bem estar. Até que ponto
essas práticas, em alguns casos, sem acompanhamento de profissionais especializados
não colocam a saúde em risco? O suor entrou na moda e com ele o consumo. Roupas,
vitaminas, produtos esportivos, anúncios publicitários, anabolizantes, tudo para
"turbinar" o corpo.
Descrição:
SANTOS, P. A. dos. A mídia, as academias de ginástica e o culto ao corpo feminino. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.