Resumo:
Este artigo tem como objetivo principal a análise do conto "A Cartomante" de Machado de
Assis em comparação com a obra fílmica homônima de Wagner de Assis e Paulo Uranga
adaptado dessa obra machadiana que tão bem aborda as atitudes humanas, tais como o
egoísmo, o adultério, a corrupção, as crendices, a amizade, figuras sombrias e a sedução.
Tomando como base para o referencial teórico que se utilizou de autores como Francisco
Achcar (2000); Eneida Leal Cunha e Eneida Maria de Souza (1996); Enrico Carontini e
Daniel Peraya (1979); Ferdinand de Saussure (1995); Lúcia Santaella (2002); Mário Eduardo
Martelotta (2008); Tânia Franco Carvalhal (1986) e uma breve visão semiótica pelo viés da
imagem fílmica (linguagem verbal e não verbal). Neste contexto, o estudo literário deu espaço
para a relação entre a linguística e a literatura, sempre numa perspectiva das teorias
linguísticas e semióticas, em busca da compreensão da linguagem na expressão do
pensamento de Machado de Assis entre a ambiguidade e a tragédia contida nessa obra.
Descrição:
EVANGELISTA, M. I. A Cartomante de Machado de Assis: do conto ao filme. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.