Resumo:
O presente trabalho descreve a gestão documental no arquivo corrente de uma empresa
privada. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a gestão documental no arquivo
corrente jurídico de uma empresa privada do nordeste, com sede em João Pessoa-PB.
Assim, este trabalho partiu de uma pesquisa empírica, que analisou como se dá a gestão
documental dos arquivos correntes. Como objetivos específicos, identificar as facilidades,
problemas encontrados no arquivamento dos documentos correntes. Averiguar o controle da
tramitação dos documentos, analisar o acesso aos documentos, descrever o arquivamento
dos documentos correntes. Tendo como metodologia a pesquisa descritiva e estudo de
caso, com abordagem qualitativa, usando o instrumento de coleta de dados a observação
participante. Como resultado obtido é possível perceber que o arquivo utiliza de alguns
métodos arquivísticos. Através do resultado dessa pesquisa foi possível perceber que há um
conhecimento arquivístico no setor, no entanto falta recurso para implementar uma gestão.
Observamos que tanto os funcionários do setor jurídico quanto os demais tem acesso eficaz
dos documentos e tem alguns tipos de documentos digitalizados, para melhor acesso.
Descrição:
FRANCO, M. C. A. Gestão documental em empresa privada: estudo de caso em arquivo corrente e jurídico. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]