dc.contributor.author |
Ferreira, Claudianne da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-16T12:10:21Z |
|
dc.date.available |
2016-02-16T12:10:21Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.other |
CDD 028.5 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8723 |
|
dc.description |
FERREIRA, C. da S. A aula de português no ensino médio: reflexões sobre a prática. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma reflexão que tem como seu principal objetivo investigar a importância da leitura para o aprimoramento da escrita no Ensino Médio. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa sobre a importância da leitura e suas contribuições para a escrita, baseada na visão de diversos autores, assim como o relato do estágio supervisionado onde pude entrar em contato direto com as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Toda esta pesquisa traz muitas informações sobre o importante papel da leitura para o aprimoramento da escrita e, como professor pode influenciar nesse importante processo de leitura/escrita. Teóricos e Educadores consideram que as instituições de ensino não cumprem mais a missão de integrar o indivíduo ao meio social em que vive, já que a maioria delas impõe um modo único de saber, não se adaptando ao pluralismo cultural. Por isso, mudanças são necessárias, com o objetivo de tornar mais eficiente o dia-a-dia escolar. Este artigo discute a necessidade de mudança do trabalho do professor para que ele utilize o ensino da leitura e da escrita como prática social, considerando suas próprias experiências e teorias acadêmicas fundamentadas. É preciso que se promovam mudanças significativas na escola, para que esta possa ser um instrumento de inserção do sujeito na sociedade pós-moderna. Para cumprir esse intento os professores, profissionais da esperança, devem ser estimulados a uma verdadeira inovação pedagógica. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Edilma de Lucena Catanduba |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.title |
A aula de português no ensino médio: reflexões sobre a prática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |