Resumo:
Este trabalho tem como cerne uma análise-crítica-reflexiva sobre Texto, Leitura, Compreensão e Interpretação. Objetiva refletir os conceitos de texto, dado por vários autores, adeptos do Interacionismo Sociodiscursivo, ligados a análise do discurso. Tem como relevância analisar a importância da leitura, compreensão e interpretação sob a ótica destes autores, dentre os quais Eni P. Orlandi que trata diretamente da diferença entre compreender e interpretar, ponto fundamental da análise desta pesquisa. A compreensão e a interpretação de textos analisadas sob a ótica dos teóricos da língua, servirão de base para análise de algumas das propostas de livros didáticos, dentre os quais, aparecem citados nesta pesquisa, Cereja/Magalhães e Correa/Luft, obras que fazem parte da aprovação do MEC Ministério da Educação e Cultura para o PNLD Programa Nacional do Livro Didático. Na análise das propostas observa-se a estrutura e a metodologia do trabalho de compreensão e interpretação se os autores dos livros didáticos diferenciam, ou não, o compreender do interpretar. Esta pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista tomou como base, além de Orlandi (2008), Bakhtin (2009) Pêcheux (2008), Marcuschi (2008), Bronckart (2006) e outros. Concluiu-se que o estudo do texto sob a ótica do interacionismo sociodiscursivo é de maior eficácia, pois os autores citados convergem para um mesmo ponto que se justifica: ler, compreender e interpretar textos leva os sujeitos a se ajustarem em uma educação para a descoberta da identidade, valorização do espaço em que vive e compreensão das relações interpessoais e interdependentes entre os seres humanos e também a interdependência entre o indivíduo e o seu meio.
Descrição:
FELIPE, K. T. A. Texto, leitura e compreensão e interpretação: uma análise crítica-reflexiva sob a ótica do interacionismo sociodiscursivo. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.