Resumo:
Considerando que não devemos classificar a linguagem como certa ou errada, observamos as
variações linguísticas, que dão origem aos dialetos, sotaques, registros ou estilos. O uso dos códigos
linguísticos depende da ocasião e da região na qual o falante está inserido. Considerando a relevância
da compreensão do fenômeno da variação linguística no contexto social e no contexto educacional, o
presente trabalho pretende investigar como é a abordagem da variação linguística no livro didático de
língua portuguesa de ensino fundamental. Para tanto, tomaremos como objeto de análise a Coleção
Vontade de Saber, de autoria de Rosemeire Alves e Tatiane Brugnerotto, destinada às turmas de 6º ao
9º anos do ensino fundamental. O aporte teórico da presente pesquisa considera Bagno (1999, 2001,
2007, 2009) que trata de variação linguística e preconceito linguístico, Faraco (2005), Fiorin (2008),
Ilari (2008), Mussalim& Bentes (2006), que discorrem sobre uma perspectiva histórica a respeito das
concepções linguísticas.
Descrição:
AMARAL, S. A. F. do. Variação linguística no livro de Língua Portuguesa: as contribuições da sociolinguística para o ensino. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.