Resumo:
O trabalho tem o objetivo de identificar alguns dos desafios que permeiam as escolas no campo, tomando como exemplo seis escolas do município de Araçagi-PB, localizadas em áreas rurais. Faz-se necessário tal estudo mediante a importância de discutir a qualidade do ensino oferecido aos alunos do campo e quais as reais dificuldades que essas escolas enfrentam, a começar por infraestruturas precárias, dificuldade de acesso, materiais didáticos inadequados, turmas multisseriadas dentre outros. Para a realização do referido trabalho fizemos uma pesquisa de campo, através de observações aos espaços escolares, assim como aplicação de questionários destinados aos gestores escolares e aos professores que lecionam nas escolas que fazem parte do nosso universo da pesquisa, além de consultas bibliográficas de autores que discutem o tema proposto. A educação em si é um tema de inúmeras discussões, tendo em vista a sua importância diante da formação do educando como agente atuante e modificador do espaço. O aluno do campo assim como o aluno da cidade fazem parte desse processo de formação do cidadão consciente e crítico do mundo em que vive. Compreendemos a importância de trazer para reflexão a necessidade de voltar os olhares para o processo educativo no campo.
Descrição:
SILVA, lidian Rodrigues da. O ensino no campo e seus desafios. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]