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Este trabalho investiga as questões culturais que permeiam a escola, a partir das perspectivas históricas do currículo, perpassando pela abordagem didático-metodológica com as diferenças até a percepção da diversidade cultural como parte integrante do ambiente escolar, de saberes e práticas docentes. O multiculturalismo, um campo teórico ainda em construção, se estabelece numa tentativa de compreender o processo de estruturação das diferenças dentro da diversidade cultural que se apresenta na sociedade. Propõe, portanto, um currículo voltado para a inclusão e emancipação, resultante das lutas e reivindicações, que concebe a escola como um lugar constituído por híbridas identidades culturais, favorável à elaboração de novos métodos que proporcionem a coexistência das diferenças de maneira respeitosa, sem preconceitos e discriminações. Assim, objetivamos, nesse estudo, analisar e compreender o currículo escolar como ferramenta fundamental para a organização de práticas inclusivas e transformadoras da múltipla realidade que compõe a escola. Compreende uma pesquisa bibliográfica ancorada em estudos teóricos referentes à temática do currículo multicultural, aos desafios colocados à escola e aos educadores. Esperamos, dessa forma, contribuir para repensar as relações entre organização curricular e ação docente, a fim de garantir a permanência dos princípios de inclusão social e emancipação humana que norteiam os currículos multiculturais. |
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