UEPB - Repositório Digital

O multiculturalismo e o currículo escolar: perspectivas e desafios para uma educação intercultural

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Kézia André da
dc.date.accessioned 2016-02-17T17:44:49Z
dc.date.available 2016-02-17T17:44:49Z
dc.date.issued 2014-11-22
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8749
dc.description SILVA, Kézia André. O multiculturalismo e o currículo escolar: perspectivas e desafios para uma educação intercultural. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho investiga as questões culturais que permeiam a escola, a partir das perspectivas históricas do currículo, perpassando pela abordagem didático-metodológica com as diferenças até a percepção da diversidade cultural como parte integrante do ambiente escolar, de saberes e práticas docentes. O multiculturalismo, um campo teórico ainda em construção, se estabelece numa tentativa de compreender o processo de estruturação das diferenças dentro da diversidade cultural que se apresenta na sociedade. Propõe, portanto, um currículo voltado para a inclusão e emancipação, resultante das lutas e reivindicações, que concebe a escola como um lugar constituído por híbridas identidades culturais, favorável à elaboração de novos métodos que proporcionem a coexistência das diferenças de maneira respeitosa, sem preconceitos e discriminações. Assim, objetivamos, nesse estudo, analisar e compreender o currículo escolar como ferramenta fundamental para a organização de práticas inclusivas e transformadoras da múltipla realidade que compõe a escola. Compreende uma pesquisa bibliográfica ancorada em estudos teóricos referentes à temática do currículo multicultural, aos desafios colocados à escola e aos educadores. Esperamos, dessa forma, contribuir para repensar as relações entre organização curricular e ação docente, a fim de garantir a permanência dos princípios de inclusão social e emancipação humana que norteiam os currículos multiculturais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Otávio da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Multiculturalismo pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title O multiculturalismo e o currículo escolar: perspectivas e desafios para uma educação intercultural pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta