Resumo:
Nas primícias da ciência Geográfica estão como alicerces de sua compreensão científica as categorias lugar, paisagem e território. Bases que fundamentam o estudo da Geografia e servem como ponte entre um conhecimento restrito para um conhecimento mais amplo sobre os espaços. Estudar tais categorias é primordial para construção do conhecimento geográfico e para obtenção de um senso cidadão diante das realidades que circundam qualquer ser humano, pois busca compreender os múltiplos espaços, inclusive os de vivência de cada sujeito social. A Geografia ajuda a descobrir as mazelas urbanas, dentro de uma concepção histórica-social e político-transformadora. Dentro deste contexto, foram realizadas atividades desenvolvidas com alunos da 2ª série do Ensino Médio, turno manhã, da E.E.E.F.M. Major Veneziano Vital do Rêgo, localizada em Campina Grande-PB, com o propósito de analisar o bairro em que a maior parte dos estudantes moram. Para tanto, realizou-se etapas que colaboraram para este fim como pesquisas, coletas de fotos e informações em campo sobre aspectos da infraestrutura e sociais do entorno. Com os dados coletados prepararam-se slides sobre as pesquisas, observação no bairro das paisagens (fotografias) e entrevistas com moradores para produção textual sobre a categoria lugar, elaboração e aplicação de questionário, além da formulação de gráficos e cartazes com o resultado do questionário, e em seguida foi construído um diálogo sobre os dados alcançados, priorizando a aprendizagem e a troca de experiências na sala de aula, juntamente com a criação de grupo social e folder para divulgação do estudo. Após todas as etapas realizadas ficou claro as necessidades e urgências urbanas do bairro Acácio de Figueiredo, bem como a proposta de despertar entre os alunos o interesse pela pesquisa científica.
Descrição:
VASCONCELOS, Glauber Silva. É possível mudar o próprio bairro: um estudo sobre as categorias geográficas paisagem, lugar e território através das aulas de Geografia. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]