Resumo:
O estudo da cartografia no ensino da geografia além de propor, oferece instrumentos necessários para a compreensão e intervenção na realidade social. Desse modo é possível compreender as diferentes sociedades e interagir com a natureza na construção do espaço. Esta pesquisa tem como objetivo a análise e reflexão do ensino da cartografia neste estabelecimento de ensino. Nesse sentido, as investigações têm como ponto de partida os dados coletados através de entrevistas realizadas com os professores de geografia e amostra de 80 (oitenta) alunos do 6º ano dos turnos manhã e tarde. O presente trabalho embasou-se teoricamente em Vessentine (2008), Castrogiovani (2010), Oliveira (2010) e entre outros. A partir dos dados coletados, pode-se observar que o ensino da cartografia na Escola Estadual do Monte Santo apresenta-se deficiente, devido a várias dificuldades enfrentadas por alunos e professores.
Descrição:
DANTAS, José Oclécio Reinaldo. O ensino da cartografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental do Monte Santo em Campina Grande - PB. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]