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A luta pela educação infantil de qualidade como direito de toda criança na faixa etária definida de zero a seis anos de idade ganhou maior força na década de 70, deste modo, entre a faixa temporal que vai de 1970 até 1980, os movimentos sociais organizados colocaram a educação infantil na agenda de suas reivindicações. No final dos anos 70, e sobretudo na década de 80, surgiu em São Paulo o “Movimento de Luta por Creches”.Pesquisas realizadas em meados de 1980 já relatavam a relevância dos seis primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano, a formação da inteligência e da personalidade, todavia, até 1988 a criança brasileira com idade inferior aos sete anos de idade não tinha o direito à educação. A atual Constituição da República Federativa do Brasil veio, entretanto, a assegurar pela primeira vez a educação como um direito da criança e dever da família e do Estado. Desta senda, este trabalho monográfico foi dividido em dois capítulos teóricos, o primeiro contextualiza a Educação Infantil nos seus aspectos históricos, políticos e sociais, bem como a legislação que alicerça o direito à Educação Infantil, por sua vez, o segundo aborda o perfil do educador infantil, o seu saber docente, suas competências e desafios históricos para o atendimento à infância. Utilizando como Métodos científicos o Método Indutivo, que deriva de observações de casos da realidade concreta, sendo as constatações particulares que levam à elaboração de generalizações, e o Método Dedutivo,raciocínio que tem como objetivo explicar o conteúdo das premissas, por meio de uma cadeia racional em ordem decrescente, de análise do geral para o particular, chegando a uma conclusão, quanto aolocus, a pesquisa foi realizada em duas instituições do município de Fagundes-PB, especificamente na zona urbana, sem uma delas escola da rede pública com turmas de ensino infantil e a instituição denominada e a outra uma creche municipal. Os sujeitos alvo da pesquisa totalizam 5 (cinco) educadoras que lecionam nas turmas de Educação Infantil das referidas instituições de ensino, pertencentes à rede pública municipal de Fagundes-PB e os dados foram coletados através de um questionário aplicado às educadoras que aceitaram participar da pesquisa, este continha 6 (seis) indagações referentes ao tema: Um olhar sobre a prática pedagógica e a valorização dos professores de Educação Infantil em Fagundes-PB. A partir dos dados coletados, foi realizada uma análise qualitativa levando em consideração as opiniões das professoras, resgatando a vez e a voz destes profissionais. |
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