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PENHA, Jonas Marques da. Geografia, novas tecnologias e ensino: (Re)conhecendo o "lugar" de vivência por meio do uso do Google Earth e Google Maps. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
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Tendo em vista que na contemporaneidade não tem como dissociar educação e novas tecnologias, seja a partir do currículo formal ou mesmo na informalidade, visto que cada vez mais cedo os jovens têm feito uso de ferramentas tecnológicas, o presente trabalho teve como objetivos analisar a experiência desenvolvida no ensino de Geografia, objetivando o conhecimento do “lugar” enquanto espaço de vivência dos alunos, a partir do uso de novas tecnologias, mais especificamente do Google Earth e do Google Maps e do trabalho de campo. O trabalho foi desenvolvido em 2013, com a turma do 8º Ano “C” da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Emília Oliveira de Almeida, localizada na Zona Sul da cidade de Campina Grande/PB, tendo como objeto de pesquisa o bairro Presidente Médici, área circunvizinha à Escola. Com o objetivo de melhorar, repensar e avaliar a prática docente buscou-se propiciar o ensino-aprendizagem com significância e interdisciplinaridade; aproximar as teorias, discutidas na academia, à prática docente; e, por fim despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos programados, reduzindo a evasão escolar. Com a pretensão de alcançar os objetivos traçados teve-se como foco a Pesquisa-Ação, na perspectiva do pensamento de Tripp (2005). Para tanto, se buscou envolver a comunidade escolar ao processo. Trabalhou-se a partir de revisões teórico-bibliográficas (livros, artigos, documentos virtuais); pesquisa quantitativa; aulas expositivas dialogadas; pesquisa virtual no laboratório de informática, utilização dos softwares (Google Earth e Google Maps); aula de campo; registros fotográficos, anotações e discussões e; socialização dos resultados na mostra pedagógica da escola. Constatou-se o fascínio juvenil pelas novas tecnologias, alem da forte presença de tais ferramentas inovadoras no convívio diário dos docentes. A utilização das mencionadas ferramentas nas aulas contribuiu para a diminuição da evasão escolar e maior participação e rendimento nas atividades da disciplina de Geografia. |
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