UEPB - Repositório Digital

Gêneros Textuais e ensino: uma experiência com poesias em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Juciele Maurício Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-02-22T19:12:15Z
dc.date.available 2016-02-22T19:12:15Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8788
dc.description RODRIGUES, J. M. Gêneros Textuais e ensino: uma experiência com poesias em sala de aula. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho monográfico consiste em um estudo voltado à questões relativas aos Gêneros Textuais na Escola e tem como objetivo principal contribuir para o ensino de Língua Portuguesa através da utilização da Poesia em sala de aula. Entendemos que o contato com o texto em versos permite despertar nos alunos o gosto pelo poético e a capacidade de interpretar e produzir adequadamente esse gênero dentro e fora do espaço escolar. Nesse sentido, este trabalho utilizou como ponto de partida diferentes teorias de Gêneros e Ensino de Poesia, entre as quais destacamos os estudos de Bakhtin (2003), Marcuschi (2007), Cândido (2006) e Pinheiro(2002). Tais autores nortearam nosso estudo no sentido de compreender a importância dos Gêneros Textuais em nossas práticas comunicativas e interacionais, bem como as diferentes possibilidades de sua abordagem no âmbito escolar. Logo em seguida, passamos ao relato da experiência vivenciada com alunos de duas turmas de 9º. ano de uma escola pública do município de Guarabira. Tal experiência constituiu-se em uma pesquisa de campo, com duração de três semanas. Esses encontros seguiram duas etapas denominadas de Conhecimento e Produção. Nessas etapas os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com poemas de alguns autores de nossa literatura, que tinham como tema “Saudade”. Através desses textos, os alunos desenvolveram atividades de leitura e interpretação e em seguida produziram seus próprios poemas. Com essas atividades foi possível verificar a evolução no comportamento dos adolescentes perante os poemas, fato que confirmou a importância de se desenvolver estudos com direcionamento adequado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Wanilda Lima Vidal de Lacerda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Poesia pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title Gêneros Textuais e ensino: uma experiência com poesias em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta