Resumo:
Durante o processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar são evidenciadas algumas práticas pedagógicas que ajudam no desenvolvimento crítico dos alunos, as quais se fazem necessárias para o desenvolvimento da habilidade da escrita, fator, a princípio, importante na inserção do cidadão na sociedade. Sabemos que para lidar com as dificuldades da escrita encontradas em sala de aula, devemos ter consciência de que ela está diretamente ligada ao desenvolvimento de muitas outras habilidades, as quais estão perceptíveis na estrutura das produções de texto. Mediante estas indagações, este artigo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas inseridas nas aulas de Língua Portuguesa que contribue para o processo de ensino-aprendizagem da escrita do alunado, nas salas de aula das séries finais da segunda fase do ensino fundamental, na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho (EEEFM Engª Márcia Guedes A. de Carvalho), localizada à Rua 1º de Maio, 220, Centro, na cidade de Belém-PB. Para esta pesquisa tomamos como referencial teórico os trabalhos de Travaglia (2002), Antunes (2003), Marcuschi (2008), entre outros citados durante o trabalho, além das observações de campo.
Descrição:
ANDRADE, R. D. de S. Produção textual: a escrita na segunda fase do ensino fundamental. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.