UEPB - Repositório Digital

Ensino da língua portuguesa: a importância das práticas de leitura e escrita em alunos do 5º ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bendito, Dennefe Vicencia
dc.date.accessioned 2016-02-23T14:02:30Z
dc.date.available 2016-02-23T14:02:30Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8799
dc.description BENDITO, D. V. Ensino da língua portuguesa: a importância das práticas de leitura e escrita em alunos do 5º ano. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract No presente trabalho monográfico são apresentadas estratégias didáticas metodológicas intencionado a inserção literária e demais leituras em sala de aula, buscando e objetivando, promover discussões acerca do desenvolvimento da leitura através da literatura e outras leituras na série inicial (5º ano), na perspectiva de formar alunos leitores e especificamente, conscientizar professores e escola acerca da importância do ensino de português através de uma ação docente que vise possibilidades; mostrar que é possível letrar através da literatura como forma de abrangência e manifestação de compreensão da língua; despertar a compreensão de professores sobre o que consiste a leitura; incentivar práticas educativas que ofereçam liberdade para os alunos expressarem suas compreensões e utilizarem também o que já conhecem; oportunizar um ensino da língua e desenvolvimento da leitura que possua reflexos na utilização que o indivíduo faz cotidianamente dela. O tralho desenvolvido contou com o respaldo teórico para endossar metodologicamente as ações efetivadas que contaram com leituras frequentes e a literatura como base para o trabalho, leituras individuais e coletivas, apresentações, corais, produções textuais, excursões, aula campo, visitas a biblioteca, e outros, trazendo como resultados o desenvolvimento da leitura e prazer pelo mundo das letras em alunos do 5º ano que ainda não tinham sido alfabetizados. Concluímos a possibilidade de oferecer e realizar um ensino de Português e interdisciplinar pautado na interação com a leitura e abrindo novos olhares para a formação discente, em que, os alunos passem de excluídos do processo, para leitores e disseminadores do saber, tendo a literatura como importante aliada e chave para a transformação de uma realidade fadada, por fim, abrindo caminhos e dando asas a imaginação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Giovanna Barroca de Moura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Ensino da língua portuguesa: a importância das práticas de leitura e escrita em alunos do 5º ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta