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O gênero crônica no livro didático: quais as implicações no ensino de língua materna?

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dc.contributor.author Morais, Rhaissa Elida Silva de
dc.date.accessioned 2016-02-23T14:02:42Z
dc.date.available 2016-02-23T14:02:42Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8800
dc.description MORAIS, R. E. de. O gênero crônica no livro didático: quais as implicações no ensino de língua materna?. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Muito se tem falado sobre os gêneros textuais e discursivos, sobretudo, defendendo a utilização deles em sala de aula, de modo a priorizar o trabalho com o texto. Nesse sentido, o conteúdo abordado no presente artigo, visa estabelecer conceitos acerca dos gêneros textuais e sua funcionalidade, para que seja possível analisar se eles estão sendo trabalhado na prática do ensino de maneira eficaz, cumprindo seu papel de formador de cidadãos. Utilizamos como base para melhor atender aos objetivos dessa pesquisa, o tratamento oferecido ao gênero crônica no livro didático de língua portuguesa, verificando se as atividades propostas condizem com as orientações teórico-metodológicas atuais. Para tanto, baseamo-nos nos seguintes aportes teóricos: Fiorin (2008), Marcuschi (2003), Bakhtin (2000), Barbosa (2000), Travaglia (2005), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros, os quais desenvolvem suas pesquisas tendo o gênero textual como objeto de ensino, evidenciando a maneira mais adequada de utilizá-lo em sala de aula. A partir de tais contribuições, analisamos o espaço e o tratamento oferecidos pelo livro didático de língua portuguesa, destinado ao oitavo ano do ensino fundamental, ao gênero textual crônica, a fim de constatarmos se o mesmo está de acordo com as propostas indicadas pelos pesquisadores supracitados, para posteriormente podermos questionar e fazer algumas considerações acerca das orientações oferecidas pelo material didático disponibilizado aos docentes e discentes. Verificamos, ao fim, que as principais implicações no ensino de língua materna estão voltadas para a formação de cidadãos capazes de se comunicar e produzir conhecimento, nas diversas instâncias de sua vida. Por isso o ensino a partir dos gêneros se torna tão interessante, todavia, percebemos que ainda há certa deficiência na prática docente e também nas atividades propostas pelo livro didático, quando essa temática passa a ser abordada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title O gênero crônica no livro didático: quais as implicações no ensino de língua materna? pt_BR
dc.type Other pt_BR


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