Resumo:
Esse trabalho aborda questões relacionadas à EJA, que consiste uma modalidade de ensino que viabiliza a formação de estudantes fora de faixa etária para o ensino regular, que por algum motivo não conseguiram concluir os estudos anteriormente e depois de alguns anos voltam à escola buscando usufruir dos benefícios oferecidos pela educação. Composta por jovens e adultos que perderam grandes oportunidades na vida por consequência da falta de escolaridade, a EJA representa para esses alunos um caminho para um futuro digno. Levando em consideração que a leitura e a escrita são de suma importância para a inserção do individuo na sociedade, entendemos que essas são atividades que devem fazer parte do cotidiano escolar dos jovens e adultos, já que eles buscam na escola, meios para conseguirem as oportunidades que foram perdidas. Sendo assim, neste estudo mostraremos as contribuições da leitura e da produção textual para a vida dos estudantes da EJA e também buscaremos entender através de pesquisa realizada com alunos dessa modalidade, o que eles pensam sobre essas atividades. Discorreremos acerca da leitura e produção textual como possíveis meios para que os alunos da EJA ingressem na sociedade e façam valer seus direitos enquanto cidadãos
Descrição:
SOUSA, S. K. M. da S. Leitura e produção textual: representações sociais de alunos da EJA. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.