Resumo:
Trata-se de uma pesquisa onde ressalta o uso das tecnologias nas escolas públicas; em especial, a internet e o computador – que tomam cada vez mais espaço nesse novo cenário do século XXI. Com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e frequência até nós por meio dos computadores e da internet. Este trabalho fala da importância do uso dessa tecnologia na educação de jovens do ensino fundamental II, especificamente em uma turma de 9º ano; através de uma revisão bibliográfica sobre o assunto, na qual se fez uma explanação dando ênfase aos benefícios da utilização dessas tecnologias, baseada na problemática de se obter um processo de desenvolvimento cognitivo que seja dinâmico e desafiador aos aprendizes explorando suas múltiplas competências, evidenciando assim o papel do professor nesse processo (no qual se torna importante a sua formação continuada) e também o dos nossos representantes políticos diante dessa explosão tecnológica. Com esse trabalho foi possível constatar a importância das tecnologias como ferramentas pedagógicas na sociedade e ainda, a importância da formação continuada para o professor. De acordo com os autores Rosini(2007), Mercado(2008), Almeida(2005), Mazzilli(2005), kenski(2007) e Demo(2008) tivemos embasamento teórico a cerca do tema.
Descrição:
SILVA, M. M. da. O uso das novas tecnologias como ferramenta nas aulas de língua portuguesa. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.