Resumo:
O cinema, enquanto entretenimento, atrai pessoas de todas as idades e camadas sociais e nas últimas décadas, incorporou-se à sala de aula como importante ferramenta didática. Além da abrangência de temas que podem ser abordados numa aula de História, a dinâmica cinematográfica, a interação entre o mundo e a escola, entre o real e o imaginário. Este artigo consiste numa breve apresentação do cinema enquanto ferramenta pedagógica, com algumas orientações técnicas e metodológicas para o trabalho do professor em sala de aula. Assim refletimos a partir de alguns autores, tais como: Marcos Napolitano (2003), Barros (2007), Lopes (2010), que darão suporte teórico, na construção desse trabalho. Inicialmente apresentaremos as contribuições destes teóricos sobre a importância e uso do cinema como elemento pedagógico nas aulas de história e posteriormente as minhas dificuldades e acertos enquanto docente ao aplicar o cinema nas aulas de história na turma de 9º ANO do Colégio Nossa Senhora do Carmo-Nova Cruz/RN.
Descrição:
PASSOS, M. C. T. dos. Breves considerações sobre o cinema e ensino de história. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.