Resumo:
O presente trabalho monográfico intitulado, Filosofia na educação brasileira: da Ditadura Militar à Contemporaneidade, trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se aborda a importância do ensino de Filosofia. Reflete sobre alguns pontos polêmicos e intrigantes, como a retirada e a reintrodução desse componente curricular no ensino médio, pois se vê no ensino de filosofia uma ferramenta para despertar e estimular o interesse do ser humano a pensar, evidenciando a relevância da cidadania e da liberdade. Aborda também, a instauração do Regime Militar o Brasil que representou a desconstrução do processo democrático que encontrava-se em seu cume, impondo ao povo brasileiro um regime ditado pela lei do mais forte. Assim sendo, o ensino de filosofia sai da grade do ensino médio tornando-se prática apenas universitária, mas sob rigorosa vigilância, no modo de pensar e de externar esse pensamento, porque diante da situação política e social que se encontrava o Brasil não era interessante que os cidadãos tivessem um poder crítico e reflexivo acerca da situação caótica que o país vivia. Para fundamentar a temática em questão, embasou-se nas teorias Sader (2014), Gallo (2010), Queiroz e Moita (2007), Fico (2004), Cartolano (1985) entre outros. Esta pesquisa vem através desse estudo apresentar possibilidades que venham a contribuir ao ensino mais eficaz de filosofia e no processo crítico e reflexivo do ser pensante.
Descrição:
DANTAS, Asenate Saraiva. Filosofia na educação brasileira: da ditadura à conteporaneidade. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]