dc.contributor.author |
Fernandes, Antônio Adaílton |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-01T16:33:40Z |
|
dc.date.available |
2016-03-01T16:33:40Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8837 |
|
dc.description |
FERNANDES, Antônio Adaílton. Ética, cultura e educação: desafios de um novo tempo. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta monografia trata de uma pesquisa acerca dos desafios enfrentados pelos educadores em tempos atuais em lidar com uma gama de informações e mudanças no panorama ético e cultural de nossa realidade e procura de uma forma sucinta integrar conceitos e minimizar as distâncias existentes entre os diversos conhecimentos que necessitam ser transmitidos às futuras gerações, seja talvez um desafio legítimo, uma questão significativa a ser levada em consideração nas atuais discussões sobre a construção de conhecimento humano. Neste contexto de ânsia por reestabelecer relações indissociáveis, trazemos a tona neste breve trabalho, uma discussão sobre a necessária relação que deve existir entre a ética, a cultura e a educação nos tempos atuais. Dentro das concepções que iremos discutir mais adiante, veremos que ética, cultura e educação, têm papel importantíssimo, no atual cenário de mudanças e de processos vertiginosos que embaralham e dificultam o entendimento de algumas questões sociais e até mesmo dificultam uma descrição precisa e concreta sobre o atual estado inquietação da sociedade. Tal fato torna cada vez mais difícil posicionamos diante de determinadas situações cotidianas e ainda decidir quais relações devem se reestabelecer entre o conhecimento e a tecnologia. Assim o presente trabalho terá como principal objetivo elucidar alguns dos principais conceitos acerca da cultura, da ética e da educação, criando assim subsídios que posteriormente servirão para que possamos apontar a inter-relação existente entre a ética, a cultura e a sociedade, bem como seus principais desafios dentro do contexto atual. Para tal, utilizou-se como forma de metodologia uma abordagem comparativa por meio de pesquisas bibliográficas como à principal ferramenta para levantamento de dados. O método de análise será comparativo e descritivo, visando uma análise das diferentes teorias descrita pelos autores sobre o tema proposto. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rosimar Socorro Silva Miranda |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento humano |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Desafios |
pt_BR |
dc.title |
Ética, cultura e educação: desafios de um novo tempo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |