Resumo:
O trabalho presente é um estudo sobre a tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais. Nessa perspectiva apresentamos uma breve discussão sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais nas salas de aula regulares das escolas públicas. Entendemos a inclusão como essencial para a construção de uma sociedade igualitária. A reflexão aqui apresentada é de que a tecnologia é uma ferramenta pedagógica que irá dá suporte para que os alunos com necessidades especiais desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita com facilidade e que os mesmos tenham direitos iguais aos alunos que não têm deficiências. O ponto de partida foi o aprofundamento na leitura sobre o tema em estudo, nesse sentido a tecnologia assistiva é vista como ferramenta pedagógica de grande importância nas salas de Atendimento Educacional Especializada, material esse que faz com que o aluno com necessidade especial avance no processo de ensino e aprendizagem. Para a coleta de dados aplicamos um questionário a quatro professores do ensino fundamental, da cidade de Frei Martinho-PB, os quais atendem alunos que têm necessidades especiais em suas salas de aula regulares, e esses freqüentam paralelamente atividades desenvolvidas em uma sala de recursos multifuncionais. De modo geral, esses professores entendem que o atendimento desses alunos nas salas multifuncionais promove avanços significativos no aspecto da socialização e sutis no aspecto da aprendizagem, o que se configura como um passo importante no processo de inclusão.
Descrição:
MATOS, Maria de Fátima. A tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão de alunos como necessidades especiais. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]