dc.contributor.author |
Medeiros, Maria Izabel de |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-01T16:36:39Z |
|
dc.date.available |
2016-03-01T16:36:39Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-19 |
|
dc.identifier.other |
CDD 374 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8841 |
|
dc.description |
MEDEIROS, Maria Izabel de. Dificuldades em matemática no processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sandoval Rubens de Figueiredo - Várzea-PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho propõe-se a analisar as questões das dificuldades enfrentadas em matemática no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos na Escola Municipal do Ensino Infantil e Fundamental Sandoval Rubens de Figueiredo na cidade de Várzea PB. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho empregou-se a técnica de observações, entrevistas, aplicação de questionários em sala de aula com os professores e alunos da EJA e a análise da coleta de dados. Nesta direção destaca-se a história da Educação de Jovens e Adultos, o processo ensino-aprendizagem, as dificuldades didáticas da EJA e o conhecimento prévio dos discentes em matemática. A EJA objetiva oportunizar o retorno de alguns alunos adultos para a sala de aula e a conclusão de estudos dos que não o fizeram no ensino regular. Os resultados desta pesquisa mostra a importância da EJA para conclusão dos estudos, a troca de valores e experiência entre diferentes idades, como um processo necessário para a aquisição de novos conhecimentos, como também que matemática é a disciplina em que os alunos sentem maior dificuldade nesta modalidade de ensino. É sem dúvida uma das matérias mais temidas pelos alunos em geral. A metodologia aplicada em grande parte nas salas de aula de matemática, em vez de contribuir para o desenvolvimento da capacidade dos educandos de investigar, descobrir, administrar e solucionar problemas mais complexos, despertando o gosto pela matemática, está contribuindo para transformá-la na disciplina menos desejada pelos alunos, transformando-a numa disciplina chata e sem significado. Assim, os alunos que frequentam a EJA, apesar das dificuldades relatadas, acreditam que o conhecimento é adquirido pela troca de experiências, envolvendo problemas do dia a dia com o saber sistemático e a troca de valores, renovando a esperança e abrindo caminhos para um futuro mais promissor. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Wanda Izabel Monteiro de Lima Marsiglia |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades em matemática no processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sandoval Rubens de Figueiredo - Várzea-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |