Resumo:
Notamos nas aulas de Língua Inglesa, a ausência de motivação no aprendizado da língua. Isso contribui para que as aulas se tornem desinteressante para o aluno, acarretando a falta de estímulo para aprender uma língua estrangeira. Nessa perspectiva, é importante que o professor inove sua prática em função da motivação do aluno, para que este sinta-se encorajado a participar de momentos de leitura, interpretação e produção de textos orais ou escritos em língua inglesa. Sendo assim, é importante que o professor conheça o universo de seu aluno e, assim, possa aliar o conhecimento que já possui ao conhecimento sistêmico. Os gêneros textuais são ferramentas que podem auxiliar nessa tarefa, tendo em vista, que ao interagirmos em sociedade utilizamos os diversos gêneros de texto. Pautado nos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006) e os Pcn (1998), traçaremos uma reflexão sobre o ensino de Lingua Inglesa; Bzuneck (2000), Burochovitch & Bzuneck (2004) e Campos (1972), discutiremos sobre o conceito de motivação e sua importância no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa; com base em Marcuschi (2008) e Schnewvly e Dolz (2004), abordaremos a importância de aliar os gêneros textuais ao ensino de Língua. Para ilustar a teoria estudada, relataremos uma experiência desenvolvida a partir da teoria dos gêneros discursivos numa turma de Língua Inglesa do 7° ano do Ensino Fundamental da EEEF Dr. João Soares na cidade de Caiçara-PB, onde a utilização do gênero textual fábula, assumiu a posição de elemento motivador, possibilitando a participação e o envolvimento dos alunos nas aulas.
Descrição:
FERREIRA, Maria Josely dos Santos. O gênero textual fábula como elemento motivador das aulas de língua inglesa. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]